Monday 18 October 2010

Artigo 11 - Ele vai julgar a terra

Este é o sermão que preguei no corpo de São Miguel, na reunião da salvação, na noite de 26 de setembro de 2010. A tradução foi cuidadosamente editado por Gilmar, a quem sou eternamente grato. Este foi o último da minha série de mensagems sobre os 11 artigos de Doutrina do Exército de Salvação. Para a glória de Deus.

Corpo de São Miguel Paulista Reunião de Salvação 26/09/10

Texto: 2 Timóteo 4:1

Leitura Bíblica: Mateus 25:31-46

Tema: Ele vai julgar a terra

Vou arriscar em dizer, que eu acho que o maior perigo espiritual de nosso tempo é que as pessoas não acreditam em céu e inferno.

É minha impressão que as pessoas certamente não parecem agir como se eles acreditam muito em céu e inferno. Eles não agem como se soubessem que é um fato que um dia eles vão estar diante de Jesus e serão julgado pelo que fizeram durante a sua vida na terra. Se eles sabiam e acreditavam isso como um fato, então eu acho que eles agiriam de maneira muito diferente.

Na minha experiência de vida, durante muitos anos, eu acho o que eu tenho percebido que eu chamaria de um universalismo. Eu certamente já vi esse fenômeno entre as pessoas que não professam fé em Cristo. Muitos deles acreditam em um Deus vago, um tipo de Deus, que é como um supermercado, um Deus que eles poderiam ir a ele apenas quando precisassem, mas o resto do tempo eles ficam sem dá-lo um outro pensamento.

Eu já vi esse tipo de crença em especial nos funerais. De repente, em um funeral, a questão de saber se existe um Deus e se há um céu se torna muito importante. E essas pessoas parecem pensar que, enquanto a pessoa que morreu não era uma pessoa má, mas tentou o seu melhor e, ocasionalmente, fez algo de bom para alguém, então certamente este Deus vago, a quem tinham ouvido falar e quase acreditar, permitirá que a pessoa falecida a fosse ao céu. Ou talvez seja mais correto dizer que só acreditam realmente no céu, e não em Deus.

E, portanto, de alguma forma, todos nós, eventualmente, chegamos em um paraíso espiritual, porque ninguém tem o direito de nos julgar. Então, todos nós ganhamos no final! Agora, isto me soa como uma propaganda para a loteria nacional! (Aqui está uma foto que resume esse tipo de idéia. - É uma visão olhando do céu sobre o telhados de alguns prédios altos, sugerindo a idéia de que todos os mortos estão em segurança lá em cima no céu, olhando para os viventes).

Então eu digo, esse tipo de pensamento é um terrível perigo espiritual, porque o que acontece quando deixamos de acreditar realmente em um céu e inferno, em uma vida após a morte, em um Deus que julga entre o justo eo ímpio. Pense nisso por um momento. Se nada do que fazemos aqui na Terra tem qualquer conseqüência eterna, se ninguém vai nos responsabilizar pelas vidas que vivemos, então por que devemos ser bons? Bem, o ateu talvez possa responder a esta, que devemos ser bons porque sendo bons garante que a função da sociedade de forma adequada, e se não formoss bons em seguida, todos irão sofrer inclusive nós.

Mas há pelo menos dois problemas com o argumento ateísta; em primeiro lugar, se Deus não existe, quem decide o que para constituir, efetivamente, ser bom? O governo deve decidir? A Organização das Nações Unidas? Os bancos? O presidente dos EUA? O presidente do Irã? O Partido Comunista na China? Você deve decidir, talvez? Eu devo decidir?

E segundo problema com este argumento, que está relacionado com o primeiro problema, é que às vezes fazendo o que achamos que é bom, podemos levar os outros a sofrer. Por exemplo, quando cuidarmos dos nossos próprios interesses e os dos nossos familiares e amigos em primeiro lugar, a maioria dos pessoas pensam que, certamente, é uma coisa boa, não é? E, no entanto isso pode realmente ser a causa do sofrimento dos outros. Afinal, foi esse tipo de raciocínio que levou as pessoas a trazer escravos para o Brasil. Foi esse tipo de raciocínio que levou ao desenvolvimento de armas atômicas. Foi esse tipo de raciocínio que levou ao aquecimento global. Foi esse tipo de raciocínio que levou à injustiça atual no comércio mundial e as finanças mundiais. E, de fato, é esse tipo de argumento, o argumento que diz que é bom cuidarmos de nós mesmos em primeiro lugar, que é parcialmente responsável pela terrível pobreza no mundo de hoje.

E mesmo que muitas vezes ouvimos os líderes políticos do mundo falarem sobre auxílio para aqueles em situação de pobreza, claramente há uma dificuldade em dar essa ajuda, porque este argumento para o auto-interesse é realmente muito poderoso em seus países.

Então eu estou dizendo que uma das principais razões que há tanto sofrimento no mundo de hoje é porque as pessoas já se esqueceram ou que se recusaram a acreditar que existe realmente um céu e um inferno e que um dia todos nós teremos de comparecer perante Cristo e prestar contas do que temos feito com nossas vidas. E eu acho que se as pessoas realmente acreditaram nisto, então eles queram conhecer melhor a Jesus e saberiam o que ele exige deles, e eles seguiriam seus ensinamentos e comandos com cuidado, para que quando ele viesse para julgá-los eles estarão prontos.

Agora, como isso aconteceu? Como é que as pessoas deixam de acreditar na verdade do julgamento de Deus e no céu e inferno? Bem, essa falta de crença deve ter começado em algum lugar, e talvez tenha começado na igreja! De todos os lugares que isto pode acontecer, isto começou na Igreja de Jesus Cristo! Sim, eu estou sugerindo que talvez tenha havido no passado, e ainda existem pessoas que se dizem cristãos e mesmo assim negariam que há um inferno, nem um julgamento que os enviariam a isto. E ainda pior, talvez também há aqueles que dizem que eles acreditam que há um céu e um inferno e um julgamento, mas então eles vivem suas vidas de uma maneira que sugere que eles realmente não acreditam no que eles dizem.

Bem, o artigo final do Exército da Salvação da fé deixa bem claro que salvacionistas devem acreditar. Vamos ficar em pé e lê-lo juntos.

11. Cremos na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo, no juízo final, na felicidade eterna dos justos e no castigo eterno dos maus.

Agora, é claro, sempre houve muito debate sobre o que as palavras nesta declaração realmente significa - imortalidade, ressurreição, julgamento geral, céu e inferno -, mas hoje eu quero tentar dar a minha interpretação dessa verdade que eu espero que tenha sido guiado pelo Espírito Santo.
E eu tenho alguma confiança que o Espírito Santo estará me guiando, e também vocês como vocês ouvir, porque nós vamos olhar extensivamente na escritura, e isso porque a primeira coisa que precisa ser dito sobre esse artigo que acabamos de ler é que é completamente bíblico, você encontrará todas as idéias que contém dentro da bíblia.

1. Pois estabeleceu um dia..
Em Atos 10:42 temos o registro histórico do apóstolo Paulo fala sobre o chamado dos primeiros apóstolos, entre cujo número ele se incluiu. O que Deus chama Paulo para fazer? Vamos lê-lo.

Atos 10:42
Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que foi a ele que Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.(NVI-P)


A pregação de Paulo aos atenienses demonstra sua fidelidade a esta vocação. Vamos ler Atos 17:29-31.

Atos 17:29-31
"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".(NVI-P)


Paulo, por sua vez, passou o chamado de Cristo a Timóteo, seu jovem protegido. E o chamado foi para pregar a mesma mensagem. Vamos ler 2 Timóteo 4:1-2.

2 Timóteo 4:1-2
Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: 2Pregue a palavra...(NVI-P)


Então, na minha opinião, não há ambigüidade aqui. Não há nenhuma possibilidade real de fazer um erro sobre o que está sendo dito aqui. Paulo está dizendo exatamente o que Jesus disse antes dele. Ele disse à seu público na época, e ele nos diz agora, através das escrituras, que, no final da história humana, que ainda continua no presente momento, haverá um grande julgamento de toda a humanidade.

Todos os que já morreram serão ressuscitados e, juntamente com todos aqueles que vivem ainda, serão feitos para estar diante de Jesus, que vai passar julgamento sobre eles. Ele irá julgar as suas vidas. Ele irá avaliar como eles viveram suas vidas. Jesus vai considerar o que cada pessoa soube sobre ele, e com base nisso, ele vai julgar se eles colocaram sua fé nele.

E, como resultado desse julgamento, alguns de nós saberá a felicidade eterna de estar com Jesus para sempre, e alguns de nós saberemos a dor eterna de estaremos sem Jesus para sempre. Em outras palavras, alguns de nós vamos entrar no céu, e alguns de nós vamos entrar no inferno.

Eu me pergunto o que você pensa quando você pensa sobre o céu e inferno. Bem, aqui estão algumas imagens que podem te ajudar a pensar sobre isto. Em primeiro lugar, aqui está uma foto de uma bela vista de uma montanha. Paz e beleza: - Eu acho que o céu vai estar cheio de ambos. Então, há uma foto de uma família se sentando para comer em junto. Muita alegria e amor: - Eu acho que o céu vai estar cheio destas coisas também.

Mas o que seria o inferno? Bem, eu acho que tem mostrado esta fotografia antes, mas é uma imagem de uma mina de ouro do Brasil com milhares de trabalhadores carregando sacos pesados de terra até as escadas muito longas e perigosas. Dor, cansaço, medo e desesperança - Eu acho que o inferno vai estar cheio deles. E então aqui está uma foto de jovens prostitutas paraguaias. Vergonha, dor, desespero: - Eu acho que o inferno vai estar cheio disso também.

O general do Exército da Salvação pediu a todos os salvacionistas ao redor o mundo para orar neste dia para o assunto de tráfico para exploração sexual, que o crime terrível que continua ao redor do mundo. Este é o texto bíblico que acompanha o seu pedido:

Miquéias 2:9
Vocês tiram as mulheres do meu povo de seus lares agradáveis. De seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre.(NVI-P)


O tráfico de seres humanos por outros seres humanos a serem utilizados para fins sexuais ou laborais é um verdadeiro inferno na Terra. Por isso, vamos orar, agora.

Senhor perdoa-nos se não estamos fazendo a nossa parte para tentar acabar com esse grande mal no mundo que é o tráfico sexual. Oramos pelas vítimas, que você pode levantar heróis e heroínas que lutarão por sua libertação. Oramos para que você vá curar as feridas terríveis que tenham sido infligidas as suas mentes e corpos. Nós oramos para que eles conhecem o seu poder de limpeza e sejam restaurados para suas família e seus amigos e sejam capazes de começar uma nova vida, salvo daqueles que os exploram.
Oramos para os homens e mulheres que escravizam e tráficam outros seres humanos. Oramos para que você mexer em suas consciências para que eles se odeiem aquilo que fazem e, portanto, decidam parar de fazer isso. Nós oramos para que eles vão sejam obrigados por sua consciência para fazer a restauração de suas vítimas e, se necessário, se entregem a pagar a pena por seus crimes. Oramos para que se fizessem isto, que pelo mistério da sua graça, você vai perdoá-los.
Oramos para que os governantes e as agências policiais e de outros grupos internacionais e instituições de caridades que estão tentando acabar com este terrível crime ou para ajudar aqueles que são vítimas dele. Oramos para que eles tenham o desejo, o financiamento, a sabedoria, a coragem e a cooperação necessárias para acabar com esta forma moderna de escravidão.
Oramos para que aqueles que têm poder vai usiou para trazer a justiça, e para evitar o tráfico no futuro.
Senhor, sabemos que Tu odeias tráfico de seres humanos, e oramos para que Tu possas nos conceder o privilégio de ser usado por Te de alguma maneira para acabar com ela. Oramos isso em nome de quem veio para servir e para salvar, Jesus Cristo. Amen.

A partir dos relatos que vimos e ouvimos, nós sabemos que o mundo do escravo é um mundo de intimidação, violência, solidão, dor, perda, humilhação e injustiça; todas as coisas que nós todos o odiamos ter com experiência. E o que jaz sob todas essas coisas é uma ausência de Deus.

Por outro lado, as coisas que nos gostamos, como música, dança, festas, belos objetos e pessoas, a beleza da natureza, a possibilidade de realização, a bondade, a generosidade, a amizade, o riso e a inocência das crianças; debaixo de todas estas coisas está a presença de Deus. E o que a Bíblia nos diz é que para estar no céu é apenas estar na presença de Deus, enquanto que estar no inferno é estar separado de Deus. E a Bíblia explica que Deus decidiu que Jesus será julgado que são dignos de conhecer a presença de Deus, e que são dignos de saber a separação de Deus - para a eternidade.

Mas você ou eu sabemos qual é qual? Não sabemos quem será salvo e quem será condenado, que é dirigido para o céu e que é dirigindo para o inferno? Consigo pensar em pelo menos duas pessoas neste mundo que têm uma má opinião de mim. Disso eu estou razoavelmente certo. Claro, tenho certeza que há provavelmente mais como eles, mas eu não tenho tanta certeza disso! Não surpreendentemente, estas duas pessoas não estão muito perto dos meus amigos mais! (Embora este não era necessariamente a minha escolha, eu devo a acrescentar.) Agora, este fato poderia me fazer sentir mal sobre mim, mesmo me fazer sentir culpada, mas na verdade eu acredito que tudo o que foi que eu fiz para eles que os levaram a ter esta má opinião de mim já foi perdoado por meu Salvador Jesus Cristo, mesmo que eles não possam me perdoar.

E assim, quando estou diante de Cristo para serem julgados (e aqui é uma pintura de Jesus julgar no dia do julgamento), ele não vai olhar para mim e dizer, você feriu as duas pessoas e por isso eu te condeno. Não, ele vai dizer, seu pecado está perdoado, vá em paz. Então, se essas duas pessoas ouvem isso, podem queixar-se que Jesus está sendo injusto, mas não, seu julgamento é justo. Jesus recebeu a punição que eu deveria ter tido para os meus pecados morrendo na cruz, e é pela sua graça, e sua graça somente que ele vai me julgar inocentes naquele dia. Mas se ele fez isso por mim, (e nenhum de vocês sabem a extensão do meu pecado assim como eu não sei a extensão do seu pecado), se ele fez isso por mim, quem sou eu para julgar alguém? Quem sou eu para condenar o outro e dizer: você é um pecador e você vai ser condenado ao inferno?

Ouça o que Jesus diz sobre isso em Lucas 6:37-38

Lucas 6:37-38
"Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".(NVI-P)


Às vezes quando eu penso sobre o comportamento de algumas pessoas em relação a mim, em relação aos outros, a igreja cristã, em relação ao Exército da Salvação, aos seus irmãos cristãos, com os mais necessitados, bem, eu confesso que eu acho que é muito fácil condená-los, para julgá-los. Acho que eu quero que eles sofram por seu comportamento, eu quero que eles sejam punidos. Mas o que Jesus está dizendo é que ele, e só ele será o juiz de que pecou contra Deus, e ele, e só ele vai decidir quem será condenado. E eu, seu discípulo, estou a mostrar a mesma graça e perdão aos outros que ele mostrou para mim.
Será que alguns dos que tráfico seres humanos sejam salvos e vão para o céu? Será que alguns dos que se comportam mal na igreja serem salvos e vão para o céu? Só Jesus sabe de verdade. Mas a lição do ladrão na cruz ao lado de Jesus é que o verdadeiro arrependimento será sempre encontrado com a graça divina.

2. Pois eu tive fome...


O próprio Jesus diz que muitas pessoas vão se surpreender com o seu julgamento. Vamos ler sua parábola em Mateus 25:31-46.

Mateus 25:31-46
"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram'. "Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?' "Ele responderá: 'Digo-lhes a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".(NVI-P)


Eu estava lendo um comentário sobre esta parábola. O escritor salientou o extremo choque e surpresa que os que ouvem as palavras de Jesus parecem experiência. Por um lado, aqueles que eram de compaixão e cuidado para os “irmãos” de Jesus estão chocados e surpresos ao saber que eles estavam fazendo isso para o próprio Jesus. Talvez eles estivessem apenas fazendo o que achavam que deveriam naturalmente ser feito para aqueles que tinham necessidades. Eles estavam agindo como seres humanos devem, com compaixão e preocupação pelos outros. Eles não sabiam que esta seria a prova que decidiria se iria passar a eternidade com Deus.

Por outro lado, aqueles que foram condenados também estavam chocados e surpresos. Os estudiosos da Bíblia sugerem que Jesus podia ter dito esta parábola contra os judeus de seu tempo, ou mais especificamente os líderes judeus, que ele sabia que iria perseguir a igreja, assim como eles fizeram a ele. E assim, quando ele fala sobre os seus pequeninos ele está se referindo aos seus discípulos que iria representá-lo depois que ele voltasse para o céu. Agora, esses líderes judeus seriam surpreendidos com o julgamento negativo de Jesus, porque eles pensavam que eram justos, e, portanto, seriam salvos. Mas Jesus diz que, porque eles perseguidos ou não para ajudar aqueles que ele representou na terra, então eles também têm perseguido ou não ajudá-lo e por isso são condenados.

Então há ainda aqueles que hoje pensam que a sua justiça é o resultado deles fazer todas as coisas religiosas. Eles freqüentam a igreja, eles dão o seu dízimo, e eles dizem as coisas certas em público. Você vai se lembrar que esta foi a lição do jovem rico na semana passada, ele pensou que era justo, porque ele manteve todas as leis.
Mas a verdade da fé de alguém é demonstrada por aquilo que fazem para os outros.

As ovelhas na parábola fizeram boas obras, porque eles foram realmente bons e amorosos, e não porque buscavam para ganhar uma recompensa, mas porque teve compaixão genuína pelos outros, e talvez também porque eles sabiam que sua necessidade do Evangelho que os discípulos de Jesus estavam trazendo para eles.

Mas os bodes na parábola não poderiam enganar a Deus. Eles claramente pensavam que eles eram inocentes em negar a Jesus, mas a verdade é que se tentamos ser bons apenas para evitar a punição, ou para ganhar uma recompensa, então nós provavelmente iremos falhar em fazer o bem, porque isso nunca é uma motivação suficiente. E na minha experiência, é perfeitamente possível que as pessoas fazem todas as coisas religiosas, e soe muito santo e ainda, nunca realmente ajude alguém que tenha uma necessidade. E, curiosamente, essas mesmas pessoas são também os mais propensos a julgar a condição espiritual dos outros.

(Mas na misericórdia de Deus, talvez estes bodes, tentando fazer o bem, mesmo que seja pelo motivo errado, talvez possam ver a reação daqueles que ajudam e pelo poder do Espírito Santo, pode alterá-las e eles serão convencidos de sua própria necessidade de perdão e amor.)

O princípio fundamental da parábola é que o altruísmo, em outras palavras, colocando outros antes de si mesmo, é o que caracteriza o céu. E o egoísmo é o que caracteriza o inferno. No céu, ficaremos com a fonte de toda bondade e de amor. E aqueles no inferno serão separados a fonte de toda bondade e de amor. E talvez, isto significa que pode haver aqueles que apesar de nunca terem confessado a fé com a boca, mostrou compaixão para com os cristãos e assim será perdoados. Considerando que haverá aqueles que se diziam cristãos, mas não para ajudar aqueles que deveriam ter cuidado como seus irmãos e irmãs, e eles serão condenados.

3. Arranque-o.
Então, como vamos responder a estas palavras de Jesus? Como podemos garantir que nós vivemos uma vida que demonstra a nossa crença na realidade futura de seu julgamento, céu e inferno?

Bem, Jesus nos diz como fazer isso em Marcos 9:43-49.

Marcos 9:43-49
Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde " 'o seu verme não morre, e o fogo não se apaga'. Cada um será salgado com fogo.(NVI-P)


Agora, esta é uma linguagem muito extremas. O nome para esse uso da linguagem é uma hipérbole. Mas mesmo que Jesus não quis dizer literalmente que deveríamos mutilar-nos fisicamente, eu acho que ele estava sendo muito a sério e estava usando o exagero para nos mostrar como era importante lidar com o nosso pecado. E isto porque, de todas as pessoas que já viveram, eu acho que Jesus tinha o melhor entendimento de como é terrível o inferno seria. Afinal, ele tinha alguma memória do céu, e uma experiência em curso, vibrante da presença de Deus, seu Pai e ao Espírito Santo e, portanto, ele poderia imaginar o terror de sentir sua ausência, e na verdade, alguns dizem que mais tarde experimentou esse terror e desolação, quando ele foi crucificado e morreu.

Então, Jesus quis deixar-nos em nenhuma dúvida que nós devemos lidar com qualquer coisa em nossas vidas que poderiam ameaçar a nossa salvação.
O contexto dessa passagem é o ensinamento de Jesus sobre as pessoas que recebem ou rejeitam o evangelho e aqueles que pregam. E assim, Jesus está dizendo que se há alguma coisa que nos impede de aceitar o evangelho, tudo o que nos impede de ser seu seguidores verdadeiros, tudo o que nos leva a rejeitar os seus ensinamentos e comandos, então nós precisamos nos livrar dele, se quero ser salvo. Precisamos livrar-se dela, mesmo que nós sentimos que isso é tão importante para nós como uma mão ou pé ou olho.

Mas o que é isso que ele poderia estar falando? O que é isso que precisamos renunciar, porque nos leva ao pecado?
É algo em nossa vida, como um programa de televisão, ou um amor de moda, ou a música que ouvimos ou os livros ou revistas que lemos, os sites de internet que olharmos?
É a nossa amizade? Existe algum amigo que está nos levando ao pecado, a quem temos de parar de estar com amigos? Poderia até ser alguém da nossa família?
Tratam-se certas opiniões que temos tido por muitos anos, e nos sentimos muito fortemente?
É uma emoção forte ou atitude?
É a nossa religião, nossa compreensão de como a igreja deve ser feito? É algum tipo de dependência de alguma coisa? É um desejo oculto? Alguma destas coisas nos leva a pecar?
Jesus está dizendo que é melhor evitar essas coisas em conjunto, para removê-las completamente de sua vida, ao invés de comprometer a sua salvação, porque o pecado é tão grave que pode separá-los de Deus.

Uma das grandes obras do Espírito Santo é a convicção. Ele vem até nós, e através da palavra de Deus, falado no culto de adoração, ou falado por um crente, ou lido por nós em particular, o Espírito Santo suscita em nós e nos revela o que é que é profano em nós. Eu acredito que ele fez isso hoje. Enquanto preparava esta mensagem que ele estava fazendo o mesmo trabalho em mim.
Sei que Jesus é o meu juiz. Ele vê dentro do meu coração e sabe se há alguma coisa de errado lá e ele condena. E se ele permanece lá e não é resolvido, ele vai condená-la no dia do julgamento. Mas eu também sei e acredito que Jesus é meu salvador, e assim eu sei que se eu pedir-lhe para me perdoar e limpar-me, ele vai enviar o Espírito Santo para mim para me ajudar a remover o pecado do meu coração. E eu sei que se eu permitir que o Espírito Santo faça esse trabalho em mim, então não apenas eu tenho um sentimento crescente da presença de Deus na minha vida, me trazendo paz, alegria e amor, enquanto eu viver nesta terra, mas muito maior do que isso, no dia do Julgamento Final, quando estou diante de Jesus, ele vai sorrir pra mim, ele vai me abraçar, ele vai me pegar pela mão e me levar com todos os santos no céu. Oh, que dia será! A maior promessa! O maior presente!
Meus amigos, esta noite, vocês escutaram o Espírito Santo? Vocês renunciaram a essa coisa, esse pensamento, o sentimento que o impede de aceitar a Cristo? Vocês vão renunciar o seu pecado, que põem em perigo a sua salvação?
Venham para este lugar hoje à noite e buscar o perdão, busquem a limpeza, procurar uma nova maneira de ser, aceitando o Senhorio de Cristo através do poder do Espírito Santo.

E para aqueles de vocês que têm a certeza em seu coração esta noite que você vão para o céu, peçam-lhe, em primeiro lugar agradecer a Deus por suas salvação! Façam uma oração de gratidão para com ele, que ele os salvou do inferno, e tem proporcionado um lugar para você no céu. E quando vocês tiverem feito isso, eu quero que vocês pensem em todas as pessoas que vocês conhecem que não aceitaram Cristo como seu salvador, todas as pessoas que vocês sabem que ainda não são cristãos. E talvez vocês também precisem vir aqui para este lugar, para interceder por seu destino eterno, para pedir a Jesus para ajudá-los a pregar o evangelho às pessoas da maneira que vocês podem, tendo em qualquer oportunidade que ele dá. Trazem essas pessoas ante a ele agora e implore por suas almas eternas, peçam que após o julgamento, eles serão encontrados entre os santos e não entre aqueles que são expulsos da presença divina.

Convido todos vocês para virem agora e se encontrarem com o Senhor Jesus neste lugar especial de oração.

No comments:

Post a Comment