Este é o sermão que preguei no corpo de São Miguel, na reunião da salvação, na noite de 25 de julho de 2010. O tradução foi cuidadosamente editado por Gilmar, a quem sou eternamente grato. Este foi parte da minha série de mensagems sobre os 11 artigos de Doutrina do Exército de Salvação. Para a glória de Deus.
Corpo de São Miguel Paulista - Reunião de Salvação25/07/10
Texto: Mateus 13:23
Bíblia Leituras: Veja abaixo
Tema: Continuação fé obediente.
Introdução
Hoje tem os testemunhado o Alistamento de três Jovens Soldados. E isso significa que é que estes três jovens fizeram uma escolha em sua vida. Eles disseram que querem ser Jovens Soldados. Eles disseram que querem ser jovens discípulos de Jesus. Eles disseram que querem ser cristãos e viver uma vida cristã; mais especificamente, eles querem viver uma forma particular de vida cristã que é um chamado extraordinário do salvacionista jovem. Eles fizeram uma escolha.
Eles tomaram uma decisão. Espero sinceramente que esta seja a sua decisão: a de que eles foram persuadidos e não forçado. Porque eu acredito que as crianças podem tomar decisões, mesmo as decisões espirituais importantes, apesar de sua falta de experiência. Deus pode falar com as crianças, e às vezes ouvem-lo mais claramente do que muitos adultos! Eles podem entender a diferença entre certo e errado. Eles podem entender que Jesus é Deus e que Ele morreu para salvá-los, que Jesus morreu para que Deus o Pai pudesse perdoá-los. Por mais difícil que parecer entender, na sua forma simples e inocente, eles podem entendê-la. Eles podem entender que o Deus os ama, e que podem amar a Deus, e que o Espírito Santo pode ajudá-los a ser bons. E se podem entender tudo isso, então eles podem decidir colocar sua fé em Cristo, e eles podem ser salvos.
Quantas pessoas aqui eram crianças quando se tornaram cristãos? Acho que provavelmente era um cristão como uma criança. Mas então eu deixei de ser um cristão. E essa é a verdade bíblica que eu quero olhar esta noite: a verdade que diz que quando nós fizemos essa decisão de colocar nossa fé em Cristo que não é o fim, mas não é todo. Não é verdade dizer que no momento em que acreditávamos em Cristo, nossa salvação estava garantida para o resto da nossa vida, não importa o que façamos ou dizemos. Sim, claro, podemos ter a certeza de que somos salvos todos os dias de nossas vidas, mas somente se nós sabemos que a cada dia de nossas vidas nós continuamos a acreditar e ser obediente a Deus.
Se continuarmos a acreditar e obedecer, então continuamos a ser salvos. Esta é uma verdade muito importante para estes novos Jovens Soldados de aprender e de agarrar-la. Se você colocar sua fé em Cristo e obedecê-lo todos os dias da sua vida, então todos os dias da sua vida, você terá certeza de que você está salvo. Se você colocar sua fé em Cristo e obedecê-lo todos os dias da sua vida, então todos os dias da sua vida, você terá certeza de que sua vida será preenchida com a presença de Deus, se você colocar a sua fé em Cristo e obedecê-lo cada dia de sua vida, então todos os dias da sua vida você vai saber com certeza que você tenha a vida eterna.
Que promessa fantástica para cada uma de nós que acreditamos! Mas para nós para recebermos esta promessa, somos obrigados a escolher todos os dias. Somos obrigados a usar o nosso arbítrio para escolher a salvação. Devemos escolher todos os dias para aceitar a promessa de Deus ou rejeitá-lo: a cada dia. E essa é a verdade que está dentro do artigo nono da fé do Exército da Salvação. Então, por favor, vamos ler este artigo juntos agora:
9. Cremos que a continuação no estado de salvação depende da fé obediente e contínua em Cristo.
Quando alguém se arrepende do seu pecado é, pede desculpas a Deus por tudo o que se tem feito de errado, quando se confia no sacrifício de Jesus na cruz como a maneira de que Deus pode perdoar-los, quando se pede ao Espírito Santo para vir habitar dentro deles e fazer-los uma pessoa diferente, uma pessoa melhor - então esta pessoa é salva: esta pessoa está em um estado de salvação.
E se alguém está em um estado de salvação, se o mesmo morre, mesmo que seja apenas um segundo mais tarde, porque eles estão em um estado de salvação eles imediatamente iram para o céu para estar com Deus para sempre. Aleluia! Se um pessoa está em um estado de salvação, sabe que Deus os ama uma e nunca os abandonará.
No entanto, só se pode continuar nesse estado de salvação por continuar a ter fé em Cristo. E se alguém tem fé em Cristo para salvar um e mantiver um salvo, então é inevitável que ela será obediente a Cristo. Uma pessoa seguirá seus mandamentos na Bíblia, e este pessoa vai seguir seus mandamentos trazidos a eles pelo Espírito Santo através de outros meios não-bíblicos. Se este pessoa continuar a ter uma fé obediente, então vai continuará a estar em um estado de salvação.
Mas, evidentemente, a implicação óbvia de tudo isso é que é possível para uma pessoa que não continuar a ter fé em Cristo e obedecê-lo. É possível que estes novos Jovens Soldados em algum momento no futuro, vão parar de ter sua fé em Cristo e, em seguida, parar de obedecer-lhe. Eu oro, Senhor, agora que a sua misericórdia encontre uma maneira de garantir que isso nunca acontecerá. Amem.
Mas a doutrina que lemos sugere que é possível. Os cristãos podem deixar de ser cristãos. E isso só é possível porque Deus só convence e nunca obriga. A Bíblia nos diz que Deus é amor e por isso ele vai usar todos os meios para convencer-nos, mas ele nunca vai forçar as pessoas a acreditar nele. Se Deus nos obrigou a colocar a nossa fé nele, ele teria que tirar o nosso livre arbítrio, e se ele fez isso, ele estaria nos controlando, e este não parece ser uma coisa muito amorosa a fazer. Na verdade, se ele fez isso, seria difícil ver como poderíamos amá-lo livremente, que é o que a Bíblia diz que ele quer.
Mas se Deus apenas convence e não força então isso deve significar que as pessoas podem optar por rejeitá-lo. No evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 1-23, Jesus contou uma parábola sobre alguém que saiu em um campo arado para semear a semente. Talvez alguns de nós já vir imagens que foram pintados para representar a alguém semeando no tempo de Jesus. Nas figuras, o Semeador não curvar-se e pressione cuidadosamente as sementes em um canteiro cuidadosamente preparada. Não, ele espalha a semente por jogá-la no ar em torno dele. E é por isso que Jesus é capaz de falar sobre as sementes semeando em lugares onde ela não vai crescer. Eu vou usar os quatro lugares diferentes onde as sementes sêmen na parábola de Jesus como a lente através da qual podemos olhar para a fé obediente em Cristo continuou.
Vamos começar com
1. A semente que cai sobre o caminho.
1. Não compreender o evangelho permite pensamentos errados para destruir a nossa fé em Cristo.
Vamos dar uma olhada em João 6:60-71; agora aqui, Jesus acabou de falar sobre como ele é o pão do céu e, portanto, se alguém quiser ter a vida eterna eles devem comer a sua carne e beber seu sangue, que, a princípio, não é um ensino mais fácil, como penso que todos concordamos. Assim como os discípulos reagiram?
João 6:60-71
Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?" Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: "Isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. Contudo, há alguns de vocês que não crêem". Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai". Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". Então Jesus respondeu: "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!" (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.)
Então aqui nós temos discípulos traindo Jesus, em primeiro lugar por volta e não mais seguir-lo, e por outro lado, no caso de Judas, ao vender Jesus aos seus inimigos. Agora, a escritura aqui parece sugerir que esses discípulos (presumivelmente incluindo Judas) nunca acreditaram realmente. Mas, nesse caso, por que eles o seguiram? No final, isso não importa realmente. O que importa é que quando o seu entendimento da religião foi questionado; quando Jesus disse a eles algo que lhes parecia uma blasfêmia; quando disse algo que simplesmente não podia aceitar, que eles deixaram. O diabo falou em sua confusão a mentira de que Jesus estava errado, que ele era um herege, que ele estava mentindo, e eles aceitaram essas idéias e decidiram deixar Jesus.
E isso ainda acontece, quando os novos crentes lutam para compreender o evangelho, talvez porque ele desafia as idéias que eles têm sempre lugar, talvez por falta de um bom ensino, em seguida, o diabo sopra em seus ouvidos idéias diferente que negam o evangelho. Paula e eu corremos um grupo de jovens em nossa igreja na Escócia e um dos rapazes que participou por pouco tempo era muito afiado para debater conosco sobre o tema da evolução. Ele tinha sido um jovem soldado, mas a influência de suas lições de ciência na escola e de seu pai, que era um ateu inteligente o influenciou a rejeitar a igreja. Espero e oro para que ele voltasse a Deus, mas eu suspeito que ele não tenha.
Um velho amigo meu, que era um soldado como um jovem adulto, também deixou a igreja porque ela não poderia aceitar a posição da Igreja sobre o sexo fora do casamento.
As pessoas decidem parar de seguir Jesus, porque o Evangelho não teve a chance de se enraizar no seu entendimento, que por sua vez, leva a uma mudança de coração.
No entanto, mesmo quando o evangelho colocou até uma raiz no coração de alguém, talvez não seja suficientemente profundo.
2. A semente que cai no solo rochoso.
2. Perseguição e problemas nos fazer abandonar nossa fé em Cristo
Vamos ler juntos
2 Timóteo 4:6-18
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério. Enviei Tíquico a Éfeso. Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado. Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.
Agora, essa leitura é definida no contexto dramático de Paul trancado em uma masmorra. É possivelmente perto do fim de sua vida como ele aguarda sua execução. Portanto, o contexto geral é de perseguição, possivelmente nas mãos do Imperador Nero que executado milhares de cristãos durante o seu reinado. E o que Paulo parece descrever é a traição de todos os lados. Em particular, quando ele mais precisava seus apoiadores para apoiá-lo, todos eles abandonaram. Isso não é tal diferente Jesus sendo abandonado por todos os seus discípulos no jardim do Getsêmani.
E por que os seguidores de Paulo abandoná-lo? Bem, a implicação aqui é que as dificuldades do ministério de Paulo - a oposição que enfrentou, a falta de fundos, os riscos que ele tomou - fez da vida mais difícil. E mais do que isso, havia agora uma possibilidade muito boa que acompanha Paul poderia resultar em sua prisão e execução.
Quando chegamos a liderar a nossa igreja na Escócia, tivemos um membro da igreja que já havia sido apontado como um dos líderes locais da igreja. No entanto, ela tinha vários problemas em sua vida pessoal. Infelizmente, estes problemas pioraram e sua resposta a isso foi a deixar a igreja e parar de seguir Jesus.
Quanto à perseguição, isso não é algo que acontece freqüentemente aos cristãos de hoje da mesma forma que aconteceu com Paulo. Nós lemos histórias de mártires modernos e aqueles que mantiveram a fé, apesar da perseguição. De fato, existem exemplos maravilhosos do século XX (vinte) de salvacionistas na China, a antiga União Soviética e Coréia, que manteve no seguimento de Jesus, apesar da perseguição do Estado. Mas o que nós não ouvimos muito sobre aquelas pessoas que desistiram de sua fé quando ela parecia ser muito caro.
Paula e eu sabemos de um ex-oficial que foi convidado a deixar de ser um oficial do Exército da Salvação, porque ele foi condenado por um crime. E o último relatório que tivemos sobre esta pessoa era que ele não estava freqüentando a igreja e tinha sentimentos de raiva e ressentimento para muitos povos e instituições, incluindo o Exército de Salvação, para o que tinha acontecido com ele.
Temos considerado como uma falta de compreensão, ou enfrentando problemas e perseguições podem fazer as pessoas decidirem deixar de ter fé em Jesus e, portanto, parar de segui-lo. Mas, na parábola do Semeador, Jesus continua a descrever as pessoas que poderiam muito bem ainda estar na igreja, ou mesmo segui-lo, se de alguma distância considerável. Estas são pessoas que deixam as suas preocupações mundanas pararem a sua fé de produzir frutos. Eles têm uma fé que testemunham na igreja, mas essa fé não resulta em muito amor e alegria ou paz, ou paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e controle próprio. Também isso não resultar em alguém ser ajudado a se tornar um cristão.
3. As sementes que caem entre os espinhos
3. As preocupações da vida e da promessa de riqueza tornar a nossa fé em Cristo improdutiva.
Vamos ler
Marcos 10:21-27
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me." Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!" Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo?" Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".
Há um livro que todos os recrutas devem ler a preparação para se tornar um Soldado Sênior no Exército da Salvação, chamado Escolhido para ser um soldado. E eu acho que estou certo em dizer que neste livro há uma seção sobre como viver a vida simples. A idéia é que um soldado no Exército da Salvação não deve se preocupar com a acumular riquezas desnecessárias ou posses. Parte da razão para isto é que estas coisas podem se tornar, na melhor das hipóteses, uma distração da missão de salvar almas, na pior das hipóteses, um ídolo que se pode, em vez de adorar o único Deus verdadeiro. A maioria de nós gostaria de refutar a idéia de que iria adorar sempre o nosso dinheiro ou posses, mas é um exercício espiritual útil regularmente calcular quanto tempo e dinheiro nos temos dado para adquirir as coisas para nós mesmos, e como muito do nosso tempo e dinheiro é dado à missão de Deus para salvar as almas e servir a humanidade sofredora. Jesus pediu ao jovem rico para fazer esse cálculo. Ele pediu-lhe para trocar a sua riqueza terrena das riquezas celestiais.
Eu tinha um amigo, uma vez que estava no Exército de Salvação. Naquela época, ele era um homem muito bem sucedido com uma alta posição em uma empresa. Esse sucesso foi demonstrada pela casa que possuía, o carro que ele dirigia, as roupas que ele usava e seus hobbies. Estávamos conversando sobre a fé, e ele me confessou que ele realmente acreditava em coisas que ele podia tocar com as mãos, e para demonstrar que ele bateu a mão nas componentes novos de sua cozinha.
Agora, este homem não era um homem mau. Ele tentou fazer o bem aos outros e ser um bom exemplo para sua família. E, de fato, eu sei que ele tem feito muitas coisas boas em sua vida. E eu acho que ele pode ter uma fé de algum tipo. Mas ele parece ter passado grande parte de sua vida envolvida no negócio de fazer e perder dinheiro, estou certo de que ele poderia ter feito muito mais para ajudar e fazer crescer a igreja que ele fez. Agora, talvez eu esteja errado, talvez eu não tenha todos os fatos, talvez eu não esteja bem informado. Mas eu não acho que ele é tão incomum. Eu acho que há muitas pessoas que deixaram a Igreja, porque não se encaixava com seus planos para a prosperidade, ou não vejo como poderia caber dentro com sua programação. E, de fato, existem muitas pessoas que ainda estão dentro da igreja que coloca a tomada de dinheiro ou de suas preocupações sobre a família, ou de amizade, de educação ou de trabalho antes de seguir Jesus, antes de crescer a igreja. E vamos ser claros, não estamos falando sobre as circunstâncias forçá-los a fazer outras coisas uma prioridade. Como o jovem rico, eles têm uma escolha. Nós todos temos uma escolha. E esta escolha nos enfrenta todos os dias de nossas vidas. Vamos dizer sim a Jesus? Vamos dizer o que você precisar de mim, Jesus, vou fazê-lo, independentemente do custo? Vamos dizer o que você precisar de mim, Jesus, independentemente de todas as minhas próprias preocupações e inquietações, irei fazê-lo? Ou, como o jovem, vamos ficar abatidos e tristes e nos afastar-nos?
Bem, eu percebo que todo isto soa muito negativo. Mas eu estou tentando enfatizar que estamos envolvidos em tomar uma decisão. Todos nos temos que decidir o que fazemos com nossas vidas. Algumas das circunstâncias de nossas vidas podem ser decididas por nós, mas nós temos que decidir como vamos viver a nossas vidas; se vivemos uma vida de fé em Cristo, ou se vivemos uma vida de fé em nós mesmos ou outra coisa. Mas deixe-me terminar de uma forma positivo, assim como a parábola de Jesus termina de uma forma positiva.
4. A semente que cai em terra boa
4. Quando entendemos o evangelho e ter fé em Cristo, nós produzimos uma colheita de bondade.
Vamos continuar a leitura de Marcos 10 começa no versículo 28:
Marcos 10:28-31
Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te". Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros".
Jesus reconhece a Pedro que ele pediu muito dele. Mas ele assegura que a recompensa por seu sacrifício será muito maior do que ele desistir. Pedro, o pescador humilde Galileu iria se tornar um líder da igreja em todo o mundo. Ele deixou sua casa e família, mas ganhou um milhar de casas e muitos milhares de novos irmãos e irmãs na igreja nova de Cristo. E é o mesmo para nós, Jesus pede-nos, por vezes, a desistir de coisas que são preciosas para nós. E a sua promessa de Pedro é verdadeira para nós também. Se obedecermos a Jesus, se nós fazemos o que ele pede de nós, não importa o custo, então ele promete recompensar-nos. Eu talvez pudesse interpretar a palavra de Jesus como significando de que a nossa recompensa será de responsabilidade dentro da igreja. Por que é que ele nos pede, que será responsável pela sua igreja, jogando o nosso papel dentro da igreja. E que a responsabilidade também é nossa recompensa, pois quando fazemos nossa parte no crescimento da igreja, então se tornam os acionistas na igreja. E um dia que a parte da igreja vai colher grandes participações, a vida eterna.
Mas perceba, novamente, que Pedro e os outros discípulos e os seguidores de Jesus através da história que cada dia tinha de decidir a obedecer aos pedidos de Jesus. Eles tinham que ter fé em que ele teria de cumprir as suas promessas, tanto nesta vida e na próxima. E a história mostra-nos que quando eles tinham fé nele, e eles obedeceram, Jesus manteve a sua promessa. Quando eles tinham fé e eles obedeceram, eles permaneceram em estado de salvação.
Os oficiais e soldados, que começaram o trabalho do Exército de Salvação aqui em São Miguel Paulista obedeceu ao chamado de Jesus para iniciar uma igreja aqui, e colocar o seu crescimento acima dos seus próprios desejos pessoais e cuidados. E 42 anos depois o Senhor ainda está recompensando sua obediência e fé. Em 1865, (mil e oitocentos e sessenta e cinco) o reverendo William Booth foi obediente ao chamado de Jesus para deixar o conforto de sua posição na Igreja Metodista e iniciar uma missão evangelística entre os povos mais pobres do leste de Londres. E 135 anos depois, Jesus ainda está abençoado do Exército de Salvação com a nova vida - no recente congresso da juventude do mundo comemoraram o fato de que o Exército da Salvação começou recentemente a trabalhar em mais dez países do mundo.
E esta é a promessa para você também. Se você tem fé em Cristo todos os dias para a sua salvação, e você demonstrar isso por ser obediente a tudo o que é que Jesus pede de você, então você estará em um estado de salvação, e você vai receber sua bênção. E essa bênção é antes de tudo certo conhecimento de sua presença estar com você. E então ele também te abençoa com uma nova família para amá-lo, chamada a igreja. E sua bênção é também a certeza que você vai conhecer e amar a Deus para sempre.
Obediência nem sempre é fácil para nós. Para alguns de nós, é muito difícil. Por vários motivos, alguns de nós fizemos votos de nunca ser obediente a alguém, se nós podemos conseguir isto, e esses votos podem incluir, por vezes, não ser obediente a Jesus. Mas obrigado, Senhor, ajuda-nos. O Senhor envia o Espírito Santo para nos convencer, para nos ajudar a compreender, para amolecer nossos corações, para nos curar, para que possamos obedecê-lo como deveríamos. Obrigado Senhor.
Esta noite o meu desafio é simples. Você foi obediente a Jesus? Você está sendo obediente a Jesus? Você confiou nele em a sua salvação, e você está vivendo sua vida como você sabe que ele quer? A sua obediência a Jesus mostra-se no fruto do Espírito que falei anteriormente? É a sua fé e obediência demonstrando-se por um crescimento na igreja?
Se a resposta a qualquer destas perguntas é não, então, não fique constrangido ou ofendido ou chateado. Alguém aqui é que pode lhe ajudar - o Espírito Santo está aqui. O Espírito Santo pode ajudá-lo a começar de novo. O Espírito Santo pode dar-lhe um novo começo, ou ele pode ajudá-lo a ser mais obedientes, ter mais fé.
Se a palavra de Deus nesta noite te desafiou: se o Espírito Santo, até agora está dando-lhe um sentimento de convicção sobre a sua fecundidade, sobre o seu estado de salvação, então, responder a ele por que vem aqui e ajoelhado em seu altar. Aqui, neste lugar, você pode conhecer a Deus, você pode conhecer o seu perdão, você pode optar por seguir Jesus, ser obediente a ele, para o resto de sua vida, um dia de cada vez. Enquanto nós cantamos uma música juntos, por favor, ser obediente, e vem se encontrar com seu Salvador.
No comments:
Post a Comment